A preservação ambiental é uma preocupação crescente por parte das pessoas, organizações e governo.  Desde os anos 60, a atividade de organizações de proteção do meio ambiente vem atuando em favor da preservação ambiental, para tentar garantir que tenhamos um planeta ambientalmente mais sustentável. A preservação ambiental é um dever de todas as pessoas.

Desde o início do século XXI, os governos e organizações do mundo inteiro tem tentado colaborar entre si, fechando acordos de preservação ambiental que visam melhorar a nossa utilização do planeta nos anos que virão. Porém, infelizmente, a tentativa de preservar o planeta tem tido pouco sucesso entre governos. Os grandes encontros ambientais, como o Rio+20, tem gerado muito pouco resultado em termos de ações de preservação ambiental.

 

Algumas dicas de preservação ambiental

Conheça o problema: como você poderá preservar o planeta se não souber qual é o problema da degradação ambiental? Se informe sobre o que polui, o que é prejudicial e o que não é. O portal sustentabilidade do esobre, é uma ótima fonte de conhecimentos sobre o que podemos fazer para preservar nosso planeta.

Transporte: um dos principais impactos que nós, seres humanos, temos no planeta é a maneira como nos movimentamos. O desperdício de energia que acontece em nossos carros e outros meios motorizados é imenso. Procure ir a pé até a padaria, em vez de tirar o carro da garagem. Utilize o transporte público, se este for utilizável (em alguns casos, além da violência, não há qualidade de transporte público). Pressione o seu governo local para a construção de ciclovias, e melhora do transporte público.

Energia elétrica: se for possível, considere a ideia de utilizar painéis solares em sua casa, para o chuveiro. Desligue as luzes em ambientes em que não tem ninguém. Acho impressionante como as pessoas tem o mal hábito de deixar luzes ligadas na casa inteira.

Água: mesmo em regiões onde a água potável ainda é abundante, é importante evitar o desperdício. Água limpa é um bem precioso, que deve ser poupado. Se todo mundo diminuir 2 minutos do tempo de banho, podemos poupar milhões de litros de água diariamente, somente no Brasil.

A preservação ambiental depende de cada um de nós. Se você começar a agir agora mesmo, estará fazendo sua parte para preservar o meio ambiente.

Entenda o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Entenda o Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Prevê a redução de produção de resíduos sólidos, o reaproveitamento e a disposição correta em caso de resíduos não recicláveis, entre outras medidas que instituem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), elaborada para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

 

Leia mais

Preservação Ambiental: um dever de todos

Preservação Ambiental: um dever de todos

Preservação ambiental é a prática de preservar o meio ambiente. Essa preservação é feita para beneficiar o homem, a natureza ou ambos. A pressão por recursos naturais muitas vezes faz com que a sociedade degrade o ambiente a sua volta, por isso é essencial as medidas de preservação do meio ambiente.

 

Leia mais

O que é sustentabilidade?

O que é sustentabilidade?

Quando eu falo sobre sustentabilidade com as crianças, tento explicar o que é “essa coisa”, dizendo: “sustentabilidade é saber cuidar e saber usar, saber usar e saber cuidar, cuidar usando, usar cuidando…”

Também gosto de usar uma citação que encontrei navegando em algum blog por aí: “Sustentabilidade pra mim é construir sem destruir” (Edney Souza).

A definição clássica para este tema é o termo “desenvolvimento sustentável” proposto pela Organização das Nações Unidas, que diz: “Aquilo que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras suprirem às suas próprias necessidades.”

 

Leia mais

Brinquedos reciclados para educação infantil

Brinquedos reciclados para educação infantil

As crianças são o futuro do planeta. E é desde pequenas que devemos ensinar nossas crianças a importância de reciclar e cuidar do planeta, mantendo o mais sustentável. Por isso, fazer brinquedos reciclados é uma ideia que além de ser gratuita e estimular a criatividade das crianças, é um importante aliado em ensinar as crianças a sustentabilidade.

 

Leia mais